Usa anabolizante e quer parar de usar?
Os esteroides anabolizantes (a famosa "bomba") são formas sintéticas de testosterona e seu uso com finalidade de ganho de massa muscular está cada vez mais presente do dia a dia das academias. Porém, a reposição de testosterona no homem que não tem deficiência do hormônio pode causar uma série de problemas como acne, queda de cabelo, aumento da região das mamas, impotência sexual e infertilidade, assim como aumentar o risco de infarto cardíaco e de hiperplasia da próstata.
O homem que já usou anabolizante por um tempo acaba tendo sua produção própria de testosterona suprimida. Dessa forma, quando suspende o uso do anabolizante, fica sem conseguir produzir esse hormônio, que é fundamental para a saúde, libido, bem-estar e fertilidade.
Existem tratamentos com medicamentos específicos que buscam recuperar a produção natural da testosterona pelo corpo. Tais tratamentos devem ser orientados pelo seu médico, com monitorização de perto dos resultados ao longo do tempo. Eles podem trazer de volta a produção normal de testosterona e recuperação da fertilidade. Porém, quanto mais tempo de uso do anabolizante, menor a chance do tratamento ser eficaz.