Oi, eu sou a Dra. Luísa Endocrinologista

Blog

Será que você está tomando a levotiroxina da forma correta?

A levotiroxina (Synthroid®, Euthyrox®, Puran T4®, etc) é a forma sintética do hormônio que a tireoide produz. Ela é usada quando, por algum motivo, a tireoide não consegue produzir o nível suficiente do hormônio. Isso pode acontecer por vários motivos, sendo os principais: tireoidite de Hashimoto, uma condição auto-imune que causa hipotireoidismo, ou alguma cirurgia que tenha retirado a tireoide parcialmente ou que tenha retirado toda a glândula (as chamadas tireoidectomias parciais ou totais).

Após ingerir a levotiroxina, vários fatores podem interferir na absorção desse medicamento no organismo, o que pode fazer com que o tratamento não dê certo e o hipotireoidismo não fique adequadamente controlado.

A levotiroxina deve ser tomada em jejum pela manhã, sozinha, sem outras medicações. O ideal é esperar 30 a 60 minutos para comer ou tomar outros remédios. Isso muita gente sabe, mas as orientações a seguir, poucos conhecem:

1. Evitar tomar vitaminas que contenham Cálcio em intervalo menor que 4h do uso da levotiroxina
2. Se não for possível tomar em jejum antes do café da manhã, pode ser tomada a noite, 3 a 4 horas após a última refeição
3. Evitar tomar suplementos que contenham Ferro em intervalo menor que 4h do uso da levotiroxina

O tratamento do hipotireoidismo com levotiroxina deve ser acompanhado pelo seu médico, com exames periódicos para monitorizar se a dose do remédio está adequada.